Jornal Integração

A linha do tempo do Grupo Integração de Jornais

Após um período de planejamento, estudos de viabilidade e busca por parcerias, chegou a hora de Cláudio Scherer iniciar a realização de um sonho. 06 de março de 2003 é a data histórica, que marca o nascimento do primeiro jornal da Editora Jornalística Integração, que cresceu e hoje se tornou um Grupo de jornais.

Em 06 de março de 2003 as comunidades de Gramado e Canela conheceram a primeira edição do Jornal Integração Hortênsias. Naquele tempo cada uma das duas cidades possuía um jornal local com mais de 20 anos no mercado e ambos com periodicidade semanal (sextas-feiras). O surgimento do JIH já ocorreu de forma inovadora, a começar pela filosofia de integrar as duas principais cidades turísticas da Região das Hortênsias através da informação. A outra grande novidade foi a circulação às quintas-feiras, chegando antes na casa dos leitores.

Aos poucos, pisando um passo de cada vez, o Jornal Integração foi se solidificando e conquistando o apreço dos leitores. “Nunca tivemos medo de inovar”, profere Scherer, e foi com este pensamento que o Integração Hortênsias se tornou bissemanal, caindo de vez nas graças da população.

No início de 2009, depois de firmar raízes em Gramado e Canela, chegou a hora de tirar da gaveta o projeto do JIP e abrir um jornal no Vale do Paranhana, com abrangência em quatro cidades: Três Coroas, Igrejinha, Taquara e Parobé. Por coincidência o calendário permitiu que a primeira edição do Jornal Integração Paranhana ocorresse também no dia 06 de março. Vanderlei Scherer, o irmão mais novo de Cláudio, foi designado a liderar este projeto.

2009 foi um ano que entrou para a história do jornalismo impresso no interior do Rio Grande do Sul, pois são raros os veículos de comunicação que possuem impressão própria e o Integração está entre estes. Em agosto daquele ano o JIH e o JIP passaram a ser impressos “em casa”, se tornando independentes neste sentido. No mês de setembro, outra grande inovação beneficiou, desta vez, as comunidades do Paranhana e o JIP passou a ter circulação bissemanal (terças e sextas). Em apenas três anos de atuação nesta região calçadista, o Jornal Integração já ostenta a responsabilidade de ser o maior jornal regional.

Em 2010 mais um importante passo foi dado e no dia 1º de abril nasceu o Jornal Integração em São Francisco de Paula. E em 2012 as atenções do criador do Grupo Integração se voltam ao mais novo projeto, abrir um jornal diário em Caxias do Sul, a segunda maior cidade do estado. Foram meses e meses de tratativas e planejamento para dar vida ao jornal Folha de Caxias, que circula a partir de abril.

Dentre tantas diferenças e peculiaridades, o Grupo Integração de Jornais se destaca por contar com uma equipe de profissionais em cada uma das cidades onde atua, mantendo uma identidade local e ouvindo os anseios de sua legião de leitores.

Seleção JI: uma pesquisa de verdade

Há algum tempo o Jornal Integração pensava em oferecer uma pesquisa de marcas às comunidades onde atua. Entretanto existem alguns problemas neste segmento, que foi descredibilizado ao longo dos anos e passou a ser considerado um caça níqueis com falsas pesquisas de satisfação, onde os “líderes” pagam para serem líderes.

O Integração tem o pioneirismo e a inovação correndo nas veias. Formou uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e criou o Troféu Seleção JI. O objetivo é apresentar uma pesquisa de preferência pública, buscando saber quem é o preferido do consumidor no momento da escolha.

Sabe-se que a pesquisa é um procedimento essencial. Não apenas por conta da preciosidade das informações levantadas, mas também por se utilizar de um tipo de mão-de-obra extremamente especializada, alem de softwares de organização, compilação e análise de dados que exigem um alto grau de qualificação, trabalho este realizado pela UCS. Uma pesquisa bem feita é uma poderosa ferramenta de orientação.

Nesta pesquisa, os representantes da UCS se colocam em pontos estratégicos da cidade para coletar os dados através de questionários. Com os dados em mãos a UCS digitaliza os resultados para somar os percentuais. Em Canela, por exemplo, mais de 200 questionários foram preenchidos.

Após a conclusão do trabalho da UCS o Jornal Integração publica os três primeiros colocados de cada segmento, servindo de fonte de consulta para os consumidores e também para o empresariado. O grande diferencial desta pesquisa é enaltecer os preferidos dos consumidores, não os lembrados. As lembranças podem ser positivas como negativas, já a preferência pela marca mostra o comportamento do consumidor em selecionar aquela marca.

Para celebrar a real liderança é realizado um evento comemorativo para as empresas e profissionais apontados como líderes pelos entrevistados.

Família Scherer: Cláudio, Ivanir, Diuliane e Katieli, a base da família integração

Arquivo/JIH

Integracao.Jor.Br


Temos 10 visitantes e Nenhum membro online

Copyright Empresa Jornalística Integração LTDA.